O partido Rede Sustentabilidade (Rede) foi criado pela ex-senadora Marina Silva no dia 16 de fevereiro de 2013. Defende principalmente o amplo conceito para a palavra que leva no nome. Esse partido não defende apenas a sustentabilidade ambiental, mas defende também a econômica, social, política, cultural e ética. É mais difícil encontrar definições dos participantes do partido, porém um significado mais apropriado da nova sigla é a participação popular.
Esse partido também conta com o apoio de vários deputados federais, senadores etc. E contou com o apoio da também ex-senadora Heloísa Helena, que era do PSOL. De acordo com os dirigentes do partido esse é um partido laico, ou seja, não há qualquer influência religiosa na Rede. O estatuto vai determinar que o partido não vai aceitar doações financeiras que venham de Indústrias de armas, bebidas alcoólicas e de agrotóxicos; cotas para negros e índios, entre outros.
Na noite do dia 03/10/2013 (quinta-feira) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade com 6 votos contra o registro e apenas 1 a favor. No mesmo dia a ministra Laurita Vaz iniciou a votação, votando contra o registro do partido dizendo que "o partido não conseguiu comprovar o apoio mínimo". Marina e sua equipe mesmo sabendo que não será fácil publicaram um texto que cita a decisão contrária do Tribunal Superior Eleitoral à criação da Rede e essa publicação deixa claro que o objetivo é dar continuidade a criação do partido.
- Vídeo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o partido: http://www.youtube.com/watch?v=u4jUnXf44yc
- Petrus
Nenhum comentário:
Postar um comentário