Páginas

terça-feira, 22 de outubro de 2013

O grafite

Quadros de arte que não estão em museus nem em paredes de salas ou de escritórios, quadros de arte que se estendem por todo um muro em um espaço público, essa é a ideia geral do grafite: mostrar a arte para um maior número de pessoas possível.

Esse movimento artístico popular surgiu nos Estados Unidos no início da década de 70 e junto com o Break e o Rap formam o Hip-Hop. Porém há relatos de pinturas em espaço público desde o império-Romano e as pinturas rupestres podem ser consideradas uma prematura forma de grafite. Voltando ao início de 1970, nos bairros mais pobres do EUA o ato de desenhar em paredes servia de diversão, desviava os jovens do caminho do crime, eram utilizados como uma forma de comunicar as autoridades os problemas sociais da população e como forma de lutar pela melhoria de vida, está aí a sustentabilidade social do grafite.

No Brasil ele chegou no final da década de 70, primeiramente em São Paulo, depois foi se difundido pelo resto do país e logo ganhou novos traços, desenhos e formas. Aqui ele também cumpriu o papel de agente transformador e de meio de comunicação, paralelamente a sua função artística.

Atualmente vários projetos sociais são lançados e tem o grafite como peça chave para o seu desenvolvimento. Em escolas ele é usado para aumentar o rendimento dos alunos, instituições sociais o utilizam como agente ressocializador, várias casas de detenção disponibilizam seu muros para os detentos grafitarem, grandes empresas cumprem o seu papel social criando projetos com o grafite em comunidades carentes.

Muitos confundem essa arte com a pichação, entretanto esses dois são muito diferentes. Enquanto o grafite, como já foi dito, ajuda a comunidade e é uma manifestação artística, a pichação não passa de um vandalismo, é uma poluição visual que depreda espaços públicos e monumentos e não apresenta nenhum papel social. 

Outras pessoas realmente não gostam desse tipo de arte urbana e essas opiniões devem ser respeitadas, afinal, arte é arte alguns apreciam outros não. Abaixo seguem fotos de uma das formas mais interessantes do grafite, o grafite 3D.










- Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...