Quadros de arte que não estão em museus nem em paredes de salas ou de escritórios, quadros de arte que se estendem por todo um muro em um espaço público, essa é a ideia geral do grafite: mostrar a arte para um maior número de pessoas possível.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisCdimHR9goRi4RzVUcQ8mjRZlsCese-XUYbYobu58XFy3za1HYvB1URANDd0O9Zp7oJVlDfA4sEOHHlwpPP0FpjXDpYq8FFKqw6Q6zA2S9iVl6zEHMRaQRqeKQbaIdDY7xJ9FYBAKUdg/s320/pedrinho.jpg)
No Brasil ele chegou no final da década de 70, primeiramente em São Paulo, depois foi se difundido pelo resto do país e logo ganhou novos traços, desenhos e formas. Aqui ele também cumpriu o papel de agente transformador e de meio de comunicação, paralelamente a sua função artística.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi48dV_eciPO6Ge4H4dYH3X2DSEkUuREwOXbyB2nUCgCFkGFSKopAOOsb7U8I_o_T_8K6rNx36cnpDdA-dSutqaA0-Vc2fXxj_sVEfdiMAu-kMTNBcQbE_MuYvMa9IuK-crsiZmY5a9mgA/s320/grafite+-+pedrinho2.jpg)
Muitos confundem essa arte com a pichação, entretanto esses dois são muito diferentes. Enquanto o grafite, como já foi dito, ajuda a comunidade e é uma manifestação artística, a pichação não passa de um vandalismo, é uma poluição visual que depreda espaços públicos e monumentos e não apresenta nenhum papel social.
Outras pessoas realmente não gostam desse tipo de arte urbana e essas opiniões devem ser respeitadas, afinal, arte é arte alguns apreciam outros não. Abaixo seguem fotos de uma das formas mais interessantes do grafite, o grafite 3D.
- Pedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário