Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Escola "verde" e sustentável!

O projeto da Escola Sustentável consiste em: 

Construção Ecológica – nosso mercado já disponibiliza tintas, tijolos, placas e concretos ecológicos que não fazem mal à natureza, pois são menos poluentes, gastam menos resíduos e favorecem o tempo de construção. 

Sala de aula – é formada por lâmpadas LED (que não queimam e não esquentam, economizando 80% de energia), carteiras construídas com madeiras certificadas ou compensados de bambu e utilização de papel craft nas confecções de cartazes. 

Cisterna – é um sistema para reaproveitar a água da chuva. É formado por calhas (instaladas no telhado), filtro, cisterna, bomba e reservatório exclusivo. Essa água reaproveitada é utilizada para regar a horta, os jardins e nas pias e descargas dos banheiros. 

Parque – os brinquedos serão produzidos com madeira certificada, aço ou borracha reciclados ou reaproveitados. Terá piso permeável (grama, areia e paralelepípedos) que ajudam no escoamento da água e diminui os riscos de enchentes. 


Horta – é formada pelas composteiras (armazenam cascas ou restos de comida que se transformarão em adubo) e os muros verdes (cultivo de plantas como a hera-de-inverno em paredes externas, que ajudam a controlar a umidade). 

Acessibilidade – serão implantadas rampas de acesso, elevadores, barra de apoio e chão tátil para pessoas com deficiência. 

Tec Garden – é um sistema conhecido como “jardim suspenso” e é capaz de formar um reservatório artificial de água de chuva, tendo como materiais fibra de coco e rochas permeáveis. 

Refeitório – uso de lixos recicláveis e eletrodomésticos com o selo Procel (indica quais produtos apresentam os melhores níveis de energia) garantiram uma alimentação mais saudável, substituindo materiais industrializados, enlatados e doces, por alimentos mais saudáveis. 

Superadobe – é também conhecida como “terra ensacada” , uma técnica de construção feita pelo armazenamento da terra em sacos, sem vigas, podendo ser útil para formação de bancos que irão suportar a movimentação dos estudantes. 


  • Políticas da Escola: 
Sistema Fotovoltaico – placas que absorvem luz solar instaladas no telhado que sustentam o consumo de energia de todo o prédio. 

Áreas Verdes – jardins e hortas proporcionam contato dos alunos com a biodiversidade, criando espaços de luz e sombra, ideias para apresentações ao ar livre embaixo de árvores de grande porte. 

Combate ao Desperdício – utensílios plásticos e guardanapos só deverão ser utilizados de acordo com a real necessidade. As merendeiras ficarão alertas sobre o desperdício de comida e ao armazenamento correto da mesma.


Fonte de pesquisa: www.gestaoescolar.abril.com.br


- Anna 

Tecnologia: sistema de armazenamento iCloud!

Quando a quinta versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 5.0, foi lançada, uma de suas principais novidades era o serviço chamado iCloud. O revolucionário projeto causou euforia nos especialistas de tecnologia e nos usuários de produtos Apple. No entanto, ele também gerou dúvidas. Afinal, para que serve o iCloud e como ele funciona?

  • Armazenamento na nuvem
O conceito-base do iCloud é o armazenamento de arquivos em uma “nuvem”, isso é, em um servidor online de grande capacidade. Com isso, você não precisa mais do disco rígido do seu aparelho para guardar seus dados. O serviço de nuvem possibilita uma economia de espaço no seu computador ou dispositivo móvel, e permite que seus arquivos sejam acessados por meio de qualquer produto Apple conectados à internet.

O iCloud sincroniza todos os dispositivos Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos. Ou seja, tudo o que você tem pode ser guardado na nuvem, gratuitamente. Além disso, caso o usuário queira, pode comprar mais espaço para armazenar seus arquivos.

  • Configuração em poucos passos
Configurar o iCloud é muito simples. Em seu dispositivo móvel, selecione a opção “Ajustes”. Aqui, há uma opção dedicada somente ao serviço. Ative a nuvem e faça o login com a sua Conta Apple (a mesma usada para comprar aplicativos no iTunes). Com o iCloud habilitado, basta escolher os arquivos que você deseja compartilhar entre todos os seus dispositivos. Existem diversas opções, como e-mails, contatos, calendário, fotos e documentos de dados. 

Também é possível configurar o serviço nos computadores, inclusive no Windows. Basta fazer o download do Painel de Controle do iCloud e instalá-lo. A configuração é semelhante ao que acontece nos dispositivos móveis. Basta inserir seu login e senha da Apple, escolher os produtos que você deseja sincronizar, marcar a caixa “download automático” e pronto. Sempre que você usar o iTunes, todos os arquivos serão enviados para a sua nuvem automaticamente. 


  • Backup
Outro ponto importante do iCloud é o backup de arquivos. O serviço tem um sistema de segurança que, quando ativado, faz a sincronização entre todos os seus arquivos, tanto dos dispositivos móveis quanto os da nuvem. O iCloud faz backup dos aparelhos com iOS via Wi-Fi, sempre que você põe o gadget para carregar.

Seus dados pessoais (incluindo as músicas, apps e livros baixados no iTunes) aparecem no seu dispositivo de maneira automática. Para quem é assinante do iTunes Match, é possível até mesmo baixar toda a biblioteca de música do iCloud. 


Fonte de pesquisa: www.apple.com


- Renatta 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Práticas empresariais sustentáveis!

As vantagens das práticas empresariais sustentáveis são: 
  • Melhoria da imagem da empresa junto aos consumidores e comunidade em geral. 
  • Economia, com redução dos custos de produção. Isto é obtido, por exemplo, através da reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras da matéria-prima e medidas de economia de energia elétrica. 
  • Melhoria nas condições ambientais do planeta. Afinal de contas, os empresários possuem filhos e netos que viverão num mundo futuro melhor ou pior, dependendo do que for feito na atualidade. 
  • Satisfação dos funcionários e colaboradores. Em função da consciência ambiental, muitas pessoas tem satisfação em trabalhar em empresas sustentáveis. 
  • Valorização das ações nas bolsas de valores. Cada vez mais, investidores tem procurado dar mais atenção para a compra de ações de empresas sustentáveis socialmente e ambientalmente.



- José Victor 

Plásticos oxi-biodegrádaveis

Esta nova tecnologia produz plástico que se degrada através de um processo de oxi-degradação. A tecnologia se baseia na introdução de uma quantidade muito pequena de aditivo pró-degradante durante o processo de fabricação convencional, resultando numa mudança de comportamento do plástico. A degradação do plástico começa quando sua vida útil programada chega ao fim e o produto não está mais em uso (tal período controlado pela composição do aditivo utilizado). 

Vantagens: 
  • São recicláveis por todos os métodos juntamente com os plásticos convencionais antes do inicio de sua degradação. 
  • Podem ser recicladas através de plásticos reciclados. 
  • Não emitem Metano em sua degradação. 
  • Devem ser coletadas seletivamente junto com os plásticos convencionais. 
  • São testados, seguros e aprovados para o contato com alimentos.
Plástico biodegradável. 

- José Victor

sábado, 2 de novembro de 2013

Campanha #NovembroAzul

Depois da campanha 'Outubro Rosa', de combate ao câncer de mama, chegou a vez do 'Novembro Azul', mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens para a prevenção do câncer de próstata e ao público em geral, para a atenção à diabetes. 


O câncer de próstata, ocorre como o próprio nome já diz, na próstata, uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na maioria dos diagnósticos, o câncer cresce lentamente, não apresentando sinais ou ameaçando a saúde do paciente. Por isso, há o alerta da a importância de que o exame seja feito o quanto antes para que a chance de cura aumente (aproximadamente 90% dos casos diagnosticados precocemente tem chance de cura). 


No entanto, muitos homens deixam de fazer o exame de toque por vergonha ou medo de que isso interfira na sua opção sexual. “Precisamos derrubar o preconceito contra os exames solicitados para diagnosticar o câncer. O toque prostático, ou toque retal, é absolutamente indolor, leva fração de segundos e não afeta de maneira nenhuma a masculinidade do homem. Pelo contrário, mostra sua grandeza e a preocupação com sua saúde”, declara o urologista Cláudio Murta, chefe do Centro de Referência em Saúde do Homem. (fonte – www.hojeemdia.com.br)


A diabetes é uma síndrome metabólica podendo ter origens variadas, decorrente da falta ou má absorção de insulina no organismo, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Entre os seus fatores de risco, estão: obesidade (inclusive a obesidade infantil), hereditariedade, falta de atividade física regular, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, medicamentos, idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II), estresse emocional.


A diabetes não tem cura, mas sim, tratável de acordo com as recomendações médicas. Há diversas formas de se identificar a diabetes, como por exemplo, exames de sangue convencionais, injeções de substâncias com alta taxa de glicose (assim será avaliado o nível de reação do organismo em relação à insulina) no indivíduo, utilização de aparelhos eletrônicos no tratamento, etc.



  • Monumentos brasileiros que aderiram à campanha:
Congresso Nacional - Brasília 

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida - Brasilia 

Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Hospital de Transplantes do Governo de São Paulo (o bigode também é um dos símbolos do câncer de próstata)

- Anna

Importância da sustentabilidade empresarial

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem de uma empresa junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, os consumidores ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente. Cada vez mais os consumidores vão buscar produtos e serviços de empresas sustentáveis. 


Vale apena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visem o marketing, aproveitando a chamada “onda ambiental”. As práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo. 


- José Victor

Sustentabilidade empresarial

Vivemos hoje sobre o fio de navalha em relação as questões ambientais. Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. Como vivemos numa ‘’bolha de vida’’ e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida.


Desse modo, um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável da sociedade. Logo para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente , ela deve tomar atitudes éticas, praticas que visem o crescimento econômico sem agredir ao meio ambiente e também colaborar pra o desenvolvimento da sociedade.


- José Victor 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Campanha #OutubroRosa

A campanha Outubro Rosa tem como objetivo alertar a população sobre os riscos e importância da prevenção do câncer de mama. As mulheres são o público alvo principal dessa campanha, que é internacional: em qualquer lugar do mundo é possível encontrar algum edifício, alguma camisa, alguma faixa ou algum laço com a cor rosa, simbolizando a campanha. O por quê? A cor rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem junto com a doença.


No Brasil, o movimento ganha o apoio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Departamento de Atenção em Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria da Promoção Social, Coordenadoria da Mulher e dos Creas. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. No ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no nosso país, que rebateu esse número em 2012, com o aumento de 37% na realização de mamografias entre mulheres de 50 ao 69 anos (consideradas as faixas prioritárias). 


Somando ainda todos os exames feitos em 2012, considerando todas as faixas etárias, atingimos uma marca incrível de 4,4 milhões de mamografias. Para que mais mulheres possam ter acesso ao exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92 300 000, 00 – um aumento de 17% em relação ao ano de 2011. Várias paisagens brasileiras aderiram à campanha. A iluminação rosa significa a união dos povos e culturas pela saúde feminina, podendo ser encontrada em várias partes do mundo, como foi dito anteriormente.
Cristo Redentor - Rio de Janeiro
Museu MASP - São Paulo
Jardim Botânico - Curitiba
Câmera Legislativa - Recife
Palácio do Planalto - Brasília

* Companhias aéreas aderiram ao movimento e demostram o seu apoio à causa:

A Azul, confeccionou aviões e uniformes com slogans rosa.
A Delta também aderiu à campanha.

* Celebridades que englobam a campanha:

Sandy
Sabrina Sato e Marco Antônio Biaggi.
A modelo Alessandra Ambrosio, embaixadora da campanha deste ano.

- Anna

Rede Sustentabilidade

O partido Rede Sustentabilidade (Rede) foi criado pela ex-senadora Marina Silva no dia 16 de fevereiro de 2013. Defende principalmente o amplo conceito para a palavra que leva no nome. Esse partido não defende apenas a sustentabilidade ambiental, mas defende também a econômica, social, política, cultural e ética. É mais difícil encontrar definições dos participantes do partido, porém um significado mais apropriado da nova sigla é a participação popular.



Esse partido também conta com o apoio de vários deputados federais, senadores etc. E contou com o apoio da também ex-senadora Heloísa Helena, que era do PSOL. De acordo com os dirigentes do partido esse é um partido laico, ou seja, não há qualquer influência religiosa na Rede. O estatuto vai determinar que o partido não vai aceitar doações financeiras que venham de Indústrias de armas, bebidas alcoólicas e de agrotóxicos; cotas para negros e índios, entre outros.




Na noite do dia 03/10/2013 (quinta-feira) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de registro da Rede Sustentabilidade com 6 votos contra o registro e apenas 1 a favor. No mesmo dia a ministra Laurita Vaz iniciou a votação, votando contra o registro do partido dizendo que "o partido não conseguiu comprovar o apoio mínimo". Marina e sua equipe mesmo sabendo que não será fácil publicaram um texto que cita a decisão contrária do Tribunal Superior Eleitoral à criação da Rede e essa publicação deixa claro que o objetivo é dar continuidade a criação do partido.



- Petrus 

O grafite

Quadros de arte que não estão em museus nem em paredes de salas ou de escritórios, quadros de arte que se estendem por todo um muro em um espaço público, essa é a ideia geral do grafite: mostrar a arte para um maior número de pessoas possível.

Esse movimento artístico popular surgiu nos Estados Unidos no início da década de 70 e junto com o Break e o Rap formam o Hip-Hop. Porém há relatos de pinturas em espaço público desde o império-Romano e as pinturas rupestres podem ser consideradas uma prematura forma de grafite. Voltando ao início de 1970, nos bairros mais pobres do EUA o ato de desenhar em paredes servia de diversão, desviava os jovens do caminho do crime, eram utilizados como uma forma de comunicar as autoridades os problemas sociais da população e como forma de lutar pela melhoria de vida, está aí a sustentabilidade social do grafite.

No Brasil ele chegou no final da década de 70, primeiramente em São Paulo, depois foi se difundido pelo resto do país e logo ganhou novos traços, desenhos e formas. Aqui ele também cumpriu o papel de agente transformador e de meio de comunicação, paralelamente a sua função artística.

Atualmente vários projetos sociais são lançados e tem o grafite como peça chave para o seu desenvolvimento. Em escolas ele é usado para aumentar o rendimento dos alunos, instituições sociais o utilizam como agente ressocializador, várias casas de detenção disponibilizam seu muros para os detentos grafitarem, grandes empresas cumprem o seu papel social criando projetos com o grafite em comunidades carentes.

Muitos confundem essa arte com a pichação, entretanto esses dois são muito diferentes. Enquanto o grafite, como já foi dito, ajuda a comunidade e é uma manifestação artística, a pichação não passa de um vandalismo, é uma poluição visual que depreda espaços públicos e monumentos e não apresenta nenhum papel social. 

Outras pessoas realmente não gostam desse tipo de arte urbana e essas opiniões devem ser respeitadas, afinal, arte é arte alguns apreciam outros não. Abaixo seguem fotos de uma das formas mais interessantes do grafite, o grafite 3D.










- Pedro

sábado, 12 de outubro de 2013

Miscigenação Brasileira: cultura africana

A partir do momento que chegavam ao Brasil, além de não poder praticar a própria religião, eram proibidos de realizar festas e rituais de origem africana. Eram obrigados a seguir a doutrina católica e adotar a língua portuguesa como nativa. Entretanto, mesmo com todas as imposições e restrições, os africanos não deixaram a cultura ser esquecida.


Nas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança, era praticada para ser usada contra os inimigos.


Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é a questão dos diferentes temperos dados à nossa culinária. Eles tiveram a capacidade de mesclar coisas da cozinha indígena com a européia e transformar em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo.


O acarajé, o vatapá, o bobó, a feijoada são pratos mais famosos da culinária afro-brasileira. Tem também o azeite de dendê, comum na culinária baiana. Além disso, o coco, a banana e o café são produtos das terras africanas. O candomblé, religião afro-brasileira, assim como a Umbanda, a macumba e o omoloko, foi deixado pelos escravos que adotavam o sincretismo para preservação desse culto. Na época do trabalho escravo, para que a adoração aos deuses africanos não cessassem, os negros usavam os santos da igreja católica, como forma de despistar a mão de ferro portuguesa. Por isso, se vê a mistura do candomblé e o catolicismo. 



- Eduardo

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Miscigenação Brasileira: cultura indígena

Historiadores afirmam que no Brasil tinham aproximadamente 5 milhões de nativos e estavam divididos de acordo com as tribos e as línguas. O primeiro contato entre índios e portugueses em 1500, foi de muita estranheza para ambas as partes. As duas culturas eram extremamente diferentes e pertenciam a "mundos" distintos.


O indígena vivia da agricultura, caça e pesca. Todos suas armas e equipamentos eram retirados da natureza, mas vale lembrar que o índio respeitava muito o meio ambiente e retira somente o necessário para sua sobrevivência. Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmos direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, por exemplo, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.As duas figuras mais importantes de uma tribo são: o pajé que é o sacerdote da tribo porque conhece os rituais, cerimônias, e é ele quem recebe as mensagens dos espíritos, e o cacique, que é o líder da tribo. 


A educação indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprendem desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprenda. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13/14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta. As crenças religiosas e superstições tinham um importante papel dentro da cultura indígena. Fetichistas, os indígenas temiam ao mesmo tempo um bom Deus – Tupã – e um espírito maligno, tenebroso e vingativo – Anhangá, ao sul e Jurupari, ao norte. Algumas tribos pareciam evoluir para a astrolatria, embora não possuíssem templos, e adoravam o Sol (Guaraci – mãe dos viventes) e a Lua (Jaci – nossa mãe).


O culto dos mortos era rudimentar. Algumas tribos incineravam seus mortos, outras os devoravam, e a maioria, como não havia cemitérios, encerrava seus cadáveres na posição de fetos, em grandes potes de barro encontrados suspensos tanto nos tetos de cabanas abandonadas como no interior de sambaquis. Os mortos eram pranteados obedecendo-se a uma hierarquia. O comum dos mortais era chorado apenas por sua família; o guerreiro, conforme sua fama, poderia ser chorado pela taba ou pela tribo. No caso de um guerreiro notável, seria pranteado por todo o grupo. 


- Eduardo

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A água

A água e um elemento químico formado por dois átomos de hidrogênio(H) e um átomo de oxigênio(O), formando a molécula H2O, que é abundante em nosso planeta. Cerca de 70% da superfície terrestre é coberta por água salgada (ou água do mar), e apenas 3% e de água doce (ou água dos rios e lagos).

A água é fundamental para a todas a espécies do mundo, nos humanos cerca de 80% do nosso corpo é por água e a sua ingestão é um dos principais fatores na saúde. Porém, está havendo um grande desperdício desse recurso natural, além de seu uso ser destinado principalmente para as atividades econômicas. Atualmente, 69% da água potável é destinada para a agricultura, 22% para as indústrias e apenas 9% usado para o consumo humano.

A poluição hídrica é outro fator agravante, os rios são poluídos por esgotos domésticos, efluentes industriais, resíduos hospitalares, agrotóxicos, entre outros elementos que alteram as propriedades físico-químicas da água.


Com o objetivo de buscar soluções para os problemas dos recursos hídricos da Terra, foi realizado no Japão, em março de 2003, o III Fórum Mundial de Água. Políticos, estudiosos e autoridades do mundo todo aprovaram medidas e mecanismos de preservação dos recursos hídricos. Estes documentos reafirmam que a água doce é extremamente importante para a vida e saúde das pessoas e defende que, para que ela não falte no século XXI, alguns desafios devem ser urgentemente superados: o atendimento das necessidades básicas da população, a garantia do abastecimento de alimentos, a proteção dos ecossistemas e mananciais, a administração de riscos, a valorização da água, a divisão dos recursos hídricos e a eficiente administração dos recursos hídricos.

Embora muitas soluções sejam buscadas em esferas governamentais e em congressos mundiais, no cotidiano todos podem colaborar para que a água doce não falte. A economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão. A pessoa consciente deve economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas consequências num futuro pouco distante.


- Guilherme V.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Carros Sustentáveis!

Como todos sabem as emissões de O2 (Gás Carbônico) e outros gases poluentes estão massacrando a camada de ozônio, responsável basicamente por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol que atingem a Terra. 




Os automóveis são os principais emissores desses gases, mas, com a atual ideia de sustentabilidade, arriscar o futuro do planeta não é uma opção. 

Como já foi dito, centenas de empresas ao redor do mundo estão aderindo a um novo padrão de produção sustentável, no qual evita-se o desperdício de material e a fabricação de mercadorias que possam ser danosas ao planeta de alguma forma. 

A indústria automobilística não é uma exceção, neste momento vários modelos de meios de transporte sustentáveis estão sendo desenvolvidos, e depois de lançados serão aderidos por empresas, governos e cidadãos do mundo todo. 

Dentre outras “medidas automobilísticas sustentáveis” temos a incorporação do governo britânico por táxis elétricos, com o intuito de promoverem as Olímpiadas mais sustentáveis de todos os tempos, projeto que recebeu auxilio da fabricante francesa de carros Renault. O que começou com ônibus se estendeu aos táxis alimentados por baterias de lítio.




Outra medida sustentável do governo britânico, mais exatamente o de Londres, é o uso de uma solução química nas ruas da cidade, com objetivo de melhorar a qualidade do ar. O material é capaz de atrair partículas de poeira fina que ficam no ar e prendê-las no asfalto. 

E não para por ai, várias marcas de carro, investem em desenvolvimento e pesquisa de técnicas de produção e produtos sustentáveis, que em longo prazo, farão toda a diferença.

Afinal, o futuro da Terra está em nossas mãos e cabe a nós pensar e agir sustentavelmente.


- Guilherme M

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

As indústrias e seus impactos ambientais

Os impactos ambientais são as alterações no meio ambiente por determinada ação ou atividade humana. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

E a maioria desses impactos são causados pelas indústrias, que tiveram seu inicio na revolução industrial, que ocorreu na Europa em meados do século XVIII e junto com a revolução veio o prejuízo com o meio-ambiente.



Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição, levando milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.

Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes.



- Guilherme V. 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Política Sustentável JÁ!

Antes de começarmos a nossa “luta” por um mundo sustentável precisamos relembrar o significado de sustentabilidade. O termo sustentabilidade pode ser considerado velho, criado a partir da ideia de Desenvolvimento Sustentável, na década de 1980. Esse desenvolvimento é aquele que garante o crescimento econômico e equilíbrio social e ambiental, ou seja, sustentabilidade é aquela que garante o bom funcionamento para esses três aspectos fundamentais.


Considerando que uma política sustentável é aquela que não troca favor por voto e que discute seus problemas e demandas com a sociedade, como já foi citado em posts antigos, podemos dizer que não é essa a política que nos deparamos atualmente e sim com uma política corrupta, na maioria dos casos.


Um método que a população brasileira encontrou para lutar pelos seus direitos e por um mundo sustentável foi sair nas ruas e protestar. Com esses movimentos que se espalharam pelo país, a população está conseguindo influenciar em diversas transformações politicas e cada vez mais vem aumentando as suas reivindicações, observando que o país necessita de investimentos para um futuro melhor.


- Petrus
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...