O projeto da Escola Sustentável consiste em:
Construção Ecológica – nosso mercado já disponibiliza tintas, tijolos, placas e concretos ecológicos que não fazem mal à natureza, pois são menos poluentes, gastam menos resíduos e favorecem o tempo de construção.
Sala de aula – é formada por lâmpadas LED (que não queimam e não esquentam, economizando 80% de energia), carteiras construídas com madeiras certificadas ou compensados de bambu e utilização de papel craft nas confecções de cartazes.
Cisterna – é um sistema para reaproveitar a água da chuva. É formado por calhas (instaladas no telhado), filtro, cisterna, bomba e reservatório exclusivo. Essa água reaproveitada é utilizada para regar a horta, os jardins e nas pias e descargas dos banheiros.
Parque – os brinquedos serão produzidos com madeira certificada, aço ou borracha reciclados ou reaproveitados. Terá piso permeável (grama, areia e paralelepípedos) que ajudam no escoamento da água e diminui os riscos de enchentes.
Horta – é formada pelas composteiras (armazenam cascas ou restos de comida que se transformarão em adubo) e os muros verdes (cultivo de plantas como a hera-de-inverno em paredes externas, que ajudam a controlar a umidade).
Acessibilidade – serão implantadas rampas de acesso, elevadores, barra de apoio e chão tátil para pessoas com deficiência.
Tec Garden – é um sistema conhecido como “jardim suspenso” e é capaz de formar um reservatório artificial de água de chuva, tendo como materiais fibra de coco e rochas permeáveis.
Refeitório – uso de lixos recicláveis e eletrodomésticos com o selo Procel (indica quais produtos apresentam os melhores níveis de energia) garantiram uma alimentação mais saudável, substituindo materiais industrializados, enlatados e doces, por alimentos mais saudáveis.
Superadobe – é também conhecida como “terra ensacada” , uma técnica de construção feita pelo armazenamento da terra em sacos, sem vigas, podendo ser útil para formação de bancos que irão suportar a movimentação dos estudantes.
- Políticas da Escola:
Sistema Fotovoltaico – placas que absorvem luz solar instaladas no telhado que sustentam o consumo de energia de todo o prédio.
Áreas Verdes – jardins e hortas proporcionam contato dos alunos com a biodiversidade, criando espaços de luz e sombra, ideias para apresentações ao ar livre embaixo de árvores de grande porte.
Combate ao Desperdício – utensílios plásticos e guardanapos só deverão ser utilizados de acordo com a real necessidade. As merendeiras ficarão alertas sobre o desperdício de comida e ao armazenamento correto da mesma.
Fonte de pesquisa: www.gestaoescolar.abril.com.br
- Anna
Nenhum comentário:
Postar um comentário