Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Campanha #NovembroAzul

Depois da campanha 'Outubro Rosa', de combate ao câncer de mama, chegou a vez do 'Novembro Azul', mais uma campanha de conscientização direcionada, dessa vez, aos homens para a prevenção do câncer de próstata e ao público em geral, para a atenção à diabetes. 


O câncer de próstata, ocorre como o próprio nome já diz, na próstata, uma glândula localizada logo abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na maioria dos diagnósticos, o câncer cresce lentamente, não apresentando sinais ou ameaçando a saúde do paciente. Por isso, há o alerta da a importância de que o exame seja feito o quanto antes para que a chance de cura aumente (aproximadamente 90% dos casos diagnosticados precocemente tem chance de cura). 


No entanto, muitos homens deixam de fazer o exame de toque por vergonha ou medo de que isso interfira na sua opção sexual. “Precisamos derrubar o preconceito contra os exames solicitados para diagnosticar o câncer. O toque prostático, ou toque retal, é absolutamente indolor, leva fração de segundos e não afeta de maneira nenhuma a masculinidade do homem. Pelo contrário, mostra sua grandeza e a preocupação com sua saúde”, declara o urologista Cláudio Murta, chefe do Centro de Referência em Saúde do Homem. (fonte – www.hojeemdia.com.br)


A diabetes é uma síndrome metabólica podendo ter origens variadas, decorrente da falta ou má absorção de insulina no organismo, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Entre os seus fatores de risco, estão: obesidade (inclusive a obesidade infantil), hereditariedade, falta de atividade física regular, hipertensão, níveis altos de colesterol e triglicérides, medicamentos, idade acima dos 40 anos (para o diabetes tipo II), estresse emocional.


A diabetes não tem cura, mas sim, tratável de acordo com as recomendações médicas. Há diversas formas de se identificar a diabetes, como por exemplo, exames de sangue convencionais, injeções de substâncias com alta taxa de glicose (assim será avaliado o nível de reação do organismo em relação à insulina) no indivíduo, utilização de aparelhos eletrônicos no tratamento, etc.



  • Monumentos brasileiros que aderiram à campanha:
Congresso Nacional - Brasília 

Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida - Brasilia 

Cristo Redentor - Rio de Janeiro

Hospital de Transplantes do Governo de São Paulo (o bigode também é um dos símbolos do câncer de próstata)

- Anna

Um comentário:

  1. Eita turma antenada,atualizada. Parabéns, a informação sobre a prevenção do câncer de próstata é de muita importância, uma vez que os meios midiáticos não ajudam com o mesmo. Vamos fazer um trabalho informativo ao longo de todo o mês, quem sabe não tem um ECO? quanto a Diabetes, tema também muito feliz, uma vez que existe uma certa ignorância sobre a qualidade de vida dos portadores dessa enfermidade, dos cuidados que os pré dispostos a mesma devem tomar. Trabalho lindo, vamos que vamos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...