Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Tecnologia: sistema de armazenamento iCloud!

Quando a quinta versão do sistema operacional móvel da Apple, o iOS 5.0, foi lançada, uma de suas principais novidades era o serviço chamado iCloud. O revolucionário projeto causou euforia nos especialistas de tecnologia e nos usuários de produtos Apple. No entanto, ele também gerou dúvidas. Afinal, para que serve o iCloud e como ele funciona?

  • Armazenamento na nuvem
O conceito-base do iCloud é o armazenamento de arquivos em uma “nuvem”, isso é, em um servidor online de grande capacidade. Com isso, você não precisa mais do disco rígido do seu aparelho para guardar seus dados. O serviço de nuvem possibilita uma economia de espaço no seu computador ou dispositivo móvel, e permite que seus arquivos sejam acessados por meio de qualquer produto Apple conectados à internet.

O iCloud sincroniza todos os dispositivos Apple com uma espécie de pasta online gratuita, com 5 GB de espaço, que pode receber fotos, arquivos de texto, contatos e até aplicativos. Ou seja, tudo o que você tem pode ser guardado na nuvem, gratuitamente. Além disso, caso o usuário queira, pode comprar mais espaço para armazenar seus arquivos.

  • Configuração em poucos passos
Configurar o iCloud é muito simples. Em seu dispositivo móvel, selecione a opção “Ajustes”. Aqui, há uma opção dedicada somente ao serviço. Ative a nuvem e faça o login com a sua Conta Apple (a mesma usada para comprar aplicativos no iTunes). Com o iCloud habilitado, basta escolher os arquivos que você deseja compartilhar entre todos os seus dispositivos. Existem diversas opções, como e-mails, contatos, calendário, fotos e documentos de dados. 

Também é possível configurar o serviço nos computadores, inclusive no Windows. Basta fazer o download do Painel de Controle do iCloud e instalá-lo. A configuração é semelhante ao que acontece nos dispositivos móveis. Basta inserir seu login e senha da Apple, escolher os produtos que você deseja sincronizar, marcar a caixa “download automático” e pronto. Sempre que você usar o iTunes, todos os arquivos serão enviados para a sua nuvem automaticamente. 


  • Backup
Outro ponto importante do iCloud é o backup de arquivos. O serviço tem um sistema de segurança que, quando ativado, faz a sincronização entre todos os seus arquivos, tanto dos dispositivos móveis quanto os da nuvem. O iCloud faz backup dos aparelhos com iOS via Wi-Fi, sempre que você põe o gadget para carregar.

Seus dados pessoais (incluindo as músicas, apps e livros baixados no iTunes) aparecem no seu dispositivo de maneira automática. Para quem é assinante do iTunes Match, é possível até mesmo baixar toda a biblioteca de música do iCloud. 


Fonte de pesquisa: www.apple.com


- Renatta 

Um comentário:

  1. Muito bom as postagens de voces, pois mostram um outro lado da sustentabilidade, principalmente envolvendo a tecnologia que hoje, é realidade na vida de todos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...