Páginas

sábado, 31 de agosto de 2013

Sustentabilidade social e cidadania!

Sustentabilidade social diz respeito ao conjunto de atividades que proporcionam melhor qualidade de vida para a população e a manutenção da mesma para as futuras gerações. O governo, de maneira geral, deve realizar ações para garanti-la, ou seja, deve investir em ações educacionais, melhoria do transporte público, saneamento básico, etc. A fim de garantir que a sociedade seja sustentável. Mas cidadãos comuns também podem fazer a sua parte e foi levando isso em consideração que algumas mulheres do Acre resolveram se levantar e ajudar outras cidadãs a melhorarem de vida. 

É sobre esse projeto social que Ricardo Carvalho, especialista em meio ambiente e sustentabilidade, comenta no vídeo abaixo:




-Pedro 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Como preservar a sustentabilidade cultural?

O QUE É?
-Sustentabilidade cultural é respeitar a os diferentes valores entre os povos e incentivar as mudanças, de forma que acolham as especificidades locais, mantendo as raízes culturais.


COMO FAZÊ-LA?

-Para preservar a cultura é necessário investir nas áreas de turismo e educação, também democratizar o acesso da população a bens culturais, seja pela recuperação, restauração de obras, museus e acervos que compõem o patrimônio cultural e difundir a arte, literatura, música e culinária e pensar em novas maneiras de interação e manutenção da cultura popular. 





-Projetos interessantes:
http://www.centromaxfeffer.com.br/objetivos.php
http://desenvolvimentosustentavelcienciasgcu.blogspot.com.br/


-Eduardo

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sustentabilidade econômica: ambientalismo x lucro

Em um mundo que se visa ao lucro além de tudo, a sustentabilidade econômica é pouco enxergada pelas pessoas, que a veem apenas como ambientalismo e suas ramificações. Quando na verdade isso tudo não passa da “ponta do iceberg”.




A Sustentabilidade econômica tem como objetivo fazer com que o mundo “gire”, com empreendimentos rápidos, que gerem frutos rápidos e lucrativos.

Esta sustentabilidade entra no âmbito sócio-econômico para proporcionar um futuro próspero para as próximas gerações e mudar alguns fatores da realidade em que se vive.


A definição de sustentabilidade econômica possui fundamentos básicos como medidas que visam um desenvolvimento estável, evitando os picos econômicos. Seus principais objetivos são:

-A boa gestão dos recursos naturais, principalmente no tocante às fontes de energia renováveis, que substituem as não renováveis;

-Mudanças não bruscas em todos os setores econômico-industriais, sem que com isso ocorra uma exorbitante mudança estrutural.

Agora reflitamos um pouco; quando falamos de medidas para proporcionar um futuro mais próspero para as próximas gerações, mostra-se o quanto todos os tipos de sustentabilidade estão interligados, abordando medidas de outras abrangências, no caso, a sustentabilidade ambiental, social, etc.

Ao usarmos expressões como “sem que seja de forma brusca”, fica claro o potencial de equilíbrio da sustentabilidade em relação ao mundo, que está sempre buscando nem o máximo nem o mínimo, mas o necessário.


Falar dos objetivos da sustentabilidade econômica, não os torna realidade na prática, para isso existem vários fatores influenciadores, alguns que devem ser ultrapassados, e outros que devemos implantar na economia, para que haja evolução.

Um grande problema enfrentado para que ocorra a aplicação dos seus conceitos no seio da produção comercial e financeira dos países em desenvolvimento é a sua cautela com as grandes mudanças dos usos energéticos e de investimentos, que em um primeiro momento podem representar riscos econômicos.

Entretanto, é importante ressaltar que a Sustentabilidade Econômica é base de uma sociedade estável e mais justa, viabilizando o desenvolvimento sustentável... Mas isso fica para outro post!


- Guilherme de Melo

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Onde atua a sustentabilidade política?

Sustentabilidade politica

Para começarmos a falar sobre sustentabilidade precisamos saber: o que vem a ser sustentabilidade politica?

A sustentabilidade politica privilegia a negociação dos diversos interesses relacionados em questões fundamentais desde o âmbito local ou global, feita com a real participação dos populares nas sessões nas câmaras, nos conselhos municipais etc.

Então podemos dizer que sustentável é a politica que não troca favor por voto, é o politico que alem de fazer projetos não pensa só nas necessidades de hoje, mas que discuta seus anseios e demandas com a sociedade.

Em 2010, o faturamento das 3 maiores redes de supermercado (Pão de Açúcar, o Carrefour e o Wall-Mart) somou em media 87,5 bilhões de reais, empregando 150.000 de funcionários diretos. E por quê essas empresas conseguem crescer, investir e lucrar, o que acontece com a área pública que não acompanha esse ritmo?

Não temos duvida que falta gestão, seriedade, diminuição da corrupção etc, então cabe a nós exercermos a cobrança, cabe aos gestores atuarem nas áreas publicas e politicas, enfim, serem sustentáveis.

Assim como os lideres e executivos são escolhidos, nós esquecemos que somos nós que escolhemos nossos gestores, ou seja, a sustentabilidade politica começa em cada um de nós. 




- Petrus


Sustentabilidade Ambiental

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Sustentabilidade ambiental é a manutenção do meio ambiente do planeta Terra, é manter a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. É cuidar para não poluir a água, separar o lixo, evitar desastres ecológicos, como queimadas e desmatamentos, por exemplo. O próprio conceito de sustentabilidade é para longo prazo, significa cuidar de todo o sistema, para que as gerações futuras possam aproveitar.


RECICLAGEM
Reciclar significa transformar materiais usados em novos produtos e serem reutilizados. E que, hoje em dia, empresas estão sendo cobradas para terem posturas ecológicas, trazendo inúmeras vantagens, além de preservar o meio ambiente, gerar riquezas, diminuir a poluição do solo, da água e do ar, traz também benefícios sociais gerando mais empregos. 


- Guilherme V.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Saiba mais sobre a sustentabilidade tecnológica!


 
Sustentabilidade tecnológica

Com a evolução industrial crescente, novas tecnologias surgiram para apoiar o desenvolvimento do que nos acerca, porém, muitas delas foram consideradas prejudiciais à natureza.
A preocupação com o meio ambiente e preservação dos recursos aumentou bastante nesses últimos anos, incluindo na área da tecnologia. Muitas dessas tecnologias têm sido criadas com o intuito de apoiar a sustentabilidade do planeta, integrando as questões econômicas, ambientais e principalmente sociais.


Green IT

Tecnologia da informação verde, o Green IT é um movimento que tenta levar ao mundo tecnológico a responsabilidade socioambiental. Além desse movimento, todos nós podemos ajudar, como por exemplo: optar por materiais menos tóxicos, reciclar papeis, baterias e cartuchos, realizar exposições no computador ao invés de imprimir diariamente, reduzir a luminosidade do computador quando não estiver em uso e descartar corretamente baterias, aparelhos eletrônicos (tablets, smartphones, games).



Dica: para o chamado "descarte consciente" de pilhas e baterias, algumas lojas e bancos, próximos a nós, disponibilizam pontos de coleta. Vejam alguns locais: em todos os bancos Santander, todas as lojas Wall Mart do Recife, lojas Pão de Açúcar dos bairros Cordeiro, Aflitos, Madalena, Boa Viagem, Encruzilhada e Parnamirim.

- Renatta

sábado, 24 de agosto de 2013

O que é sustentabilidade geográfica?

Sustentabilidade pode ser definida como o conjunto de atividades e decisões humanas que possam garantir as nossas necessidades sem comprometer desnecessariamente o espaço em que vivemos. Essas ações estão relacionadas tanto ao presente, como ao futuro, pois tem como grande preocupação a preservação do meio para as próximas gerações. 

A sustentabilidade geográfica visa relacionar os aspectos ambientais com a ação humana sobre o relevo, clima, vegetação, fauna, etc. É uma questão difícil, já que, ao mesmo tempo que buscamos a exploração e a industrialização, precisamos preservar os recursos ambientais.




Ela está ligada à sustentabilidade ambiental, porque ambas são drasticamente modificadas pela devastação. Por isso, medidas ecológicas e econômicas para a manutenção dos nossos patrimônios devem ser tomadas urgentemente, porque isso cabe como um bem público e não privado.

- Anna 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...